terça-feira, 19 de maio de 2009

Caso ou acaso ?


Margarida Carolina dos Santos conheceu Tonho Rodriguez por acaso. Se acaso existisse, é claro. Eles passearam a cavalo e viram o sol se pôr sentados no pasto a beira da cerca de Madeira. Tudo muito profundo. E tinha um tal Rio Tietê. Na capital fedido era o braço de água , mas lá pelas bandas de Araraquara era diferente. Lá dava até pra pescar. Nadaram nús na beira do Rio.
Os dois falaram muito pra tentar se conhecer. Margarida amava Tonho. Tonho não sabia o que era amar. Nem tudo eram flores. Margarida chorou e também gritou algumas vezes com Tonho. Ele gritou ainda mais e desligou definitiva-mente o telefone na cara de Margarida. Mas, a garota não conseguia ouvir a linha cortada por Tonho.
Depois de alguns meses Margarida faz uma viagem a Ilha Solteira e conhece um rapaz. Bonito, inteligente e Moreno. Atração a primeira vista. Nada de especial. Nada como Tonho. Entretanto, cansada de acreditar em futuro com tal homem do passado, ela decide falar com o jovem desconhecido. Então, o choque:
-Como é seu nome?
-Tonho
-Como?
-Tonho, eu disse.
Ela sorriu e respondeu meio sem graça:

- Ah ,é, entendi.
O tal Tonho 2 não parava de mandar emails amorosos e poesias para Margarida. Levava flores com bombons recheados nos fins de semana. Um gentleman a primeira vista. Ela beijou o rapaz. Margarida não se segura e diz:
- O único fato estranho é que meu último relacionamento se chamava Tonho.
- Ah, é? Mas, agora você tá é comigo. E só comigo minha linda. Além de que ele não se chamava Tonho Ferraz como eu.

Ele vai beijar Margarida. Ela recua assustada, atônita.
- O que?! Você é Tonho Ferraz?
- Sim , porquê?
- Ele também…
- Ah! Mas eu sou eu. Sou Tonho "Rodrigues" Ferraz.
Ela suspira. Eles se beijam. Embora, Margarida ainda continue estranhando o fato; decide deixar o acontecido para lá; afinal tinha o “Rodrigues”. Isso era a diferença. A terapeuta de Margarida aconselhou que ela criasse um apelido para Tonho 2. Mas, é que Tonho já era apelido. Na verdade, os dois se chamavam Antonio. Poderia chamar um de tonho e outro de Antonio, pensou.
Um mes se passou e esse tal Tonho 2 sumiu da vida de Margarida. Tão rápido o quanto chegou. Bom enquanto durou, mas nada alem de um mes. Sem vestígios. Sem mágoas.
Margarida liga para Tonho 1 . Eles vão ao cinema, e na sala conversam antes do filme começar:
-Sabe Tonho, só tem uma coisa de estranho nesse rapaz que namorei: É que além de Tonho ele se chamava Tonho Ferraz como você.
_ Nossa? Mesmo?

_Mas, ao menos, era Tonho “Rodrigues” Ferraz - fala a garota aliviada

Tonho assustado diz:

-O quê? Mas, "Rodrigues" sou eu! Você deve estar enganada! Eu que sou Tonho Rodrigues Ferraz!
- O quê?!

O filme começa e eles se calam na coincidência, como se nada tivesse acontecido.

2 comentários:

  1. POR QUE VOCÊ NÃO USA ACENTOS???

    ResponderExcluir
  2. Ja esta pegando mal. Meu teclado eh gringo e nao consigo colocar acentos . Ja esta na lista dos afazeres comprar um novo teclado brasileiro. Mais do que na hora.

    ResponderExcluir