segunda-feira, 4 de maio de 2009

Morre o Mestre Augusto Boal

Esse fim de semana perdi meu pai artistico. Choro a morte de um mestre, companheiro e cidadao chamado Augusto Boal.
Ontem foi o crematorio. Ainda sua imagem imobilizada entre flores na minha memoria. Entretanto pra sempre na minha vida a memoria do que com ele aprendi.
Um dia, uns 10 anos atras, ouvi uma entrevisa do Boal na tv cultura. Ele falava de arte, de educacao, de politica. Ele falava que todos eramos artistas. Falei pra mim mesma: vou trabalhar com ele. E, entao, um projeto na prefeitura de Sao Paulo. Agentes Culturais. Convivencia com Boal, Barbara e Helen. E virei multiplicadora. E Boal perguntou-me em um dos primeiros encontros: “o que vc faz?”. E eu repondi um milhao de pensamento e ideias que eu queria fazer. Ele: Nao perguntei o que vc esta pensando, mas o que esta fazendo. Ai foi minha primeira licao.
Sempre tive o desejo de ser dirigida no palco por ele. Mas, fui e varias vezes! Ate em NY com a demonstracao de arco iris do desejo. Que privilegio esses anos de convivencia com Boal!
Frases do Boal inesqueciveis. Note:apenas algumas entre tantas.
“Nao importa o tamanho do passo , mas a direcao da caminhada”
“Cidadao nao eh aquele que vive em sociedade, mas aquele que a transforma”
“Admiro muito os artistas que dedicam sua vida a arte, mas admiro muito mais aqueles que dedicam sua arte a vida.”
“Todos somos atores no palco de nossas vidas”
A generosidade, a genialidade e o impeto de guerreiro deste mestre sao contagiantes. Uma alegria poder ter trabalhado e convivido com tao admiravel ser humano. Ele tao grande quanto Brecht e Stanislavsky.
O espectador ativo eh uma pratica revolucionaria. Olhar, analizar e agir. Saimos de nossas cadeiras de espectadores pacificos, que nos transforma em massa de manobra, e partimos para a acao, pensada, avaliada. A acao consciente. Ensaiamos o possivel futuro e maieuticamente dialogamos . A arte como ferramenta para a transformacao social: esse eh o lema. Todas relacoes politicas interessam. E o que e a politica? E uma "relacao politica"? Entendo a politica como habilidade para alcancar objetivos atraves das relacoes humanas. Uma estoria de marido e mulher eh politica? Sim eh. Somos politicos e nao partidarios. Ativistas muito mais que militantes.
A preocupacao maior eh a transformacao social. A desmecanizacao fisica, emocional e mental. As criancas nascem com todos os sentidos agucados. Porque sao desalfabetizadas esteticamente? Queremos que a alfabetizacao estetica seja tao importante quanto a escrita. Tenho como curinga curiosidade de saber o que o publico pensa. Aprendo ensinando e ensino aprendendo. Quero dialogar atraves do teatro. O teatro eh para alem do espetaculo, eh uma maneira de viver. Isso aprendi com o Teatro do Oprimido. Ativista Teatral me considero. E isso nao me impede de gostar de ver Antunes Filho ou Royal Shakspeare Company. Sou amante eterna do teatro. A unica difrenca que alem de atuar no palco gosto de proporcionar que pessoas se sintam protagonistas de suas proprias vidas. Tenho prazer de descobrir o gosto estetico, a imaginacao, as possibilidades criativas de todos os grupos com os quais trabalho.
O Teatro do Oprimido perdeu seu pai, mas que bom que esse homem deixou tantos filhos. A luta continua!
Esse mes havera comemoracao da luta antimanicomial. Estamos presentes. Dialogando. Oferecendo o teatro como arma estetica, etica e solidaria.
Do Bras ao Bronx , la vamos nos. Do “actors studio” ao grupo da periferia do cafundo. Do living theatre ao grupo de teatro do Caps.Todos os mesmos, em essencia. Transitei por todos os meios e decido: teatro eh minha luta. Ser cidada uma meta. Viver eh uma arte.
Grata querido mestre Augusto Boal
Grata a todos os curingas do CTO
Grata aos parceiros de trabalho e luta
Grata a todos os grupos e multiplicadores de TO espalhados por esse mundo de meu D'us
Grata, pois gracas a vcs o caminho continua
Acredito em um mundo melhor
O teatro eh nossa ferramenta de trabalho
Somos argila modeladas por nossas proprias maos
Nosso desenho eh em conjunto
Nossa direcao teatral eh a pergunta
Que todos possam parir respostas esteticas e eticas
Que o teatro seja e continue sendo alem do espetaculo
Que seja nossa maneira de viver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário