segunda-feira, 18 de maio de 2009

Concentracao

“ Quando eu durmo eu durmo, quando eu como, como…” Mestre Zen

A capacidade de concentracao tornou-se uma raridade no mundo contemporaneo. Tudo que se faz eh para evitar a concentracao. Gostamos de fazer varias coisas ao mesmo tempo:ouvir musica, ler, conversar, comer, ver televisao… Fragmentamos nossos pensamentos tanto quanto nossas acoes.
Na literatura,a moda sao as antologias. Na tv. o bacana eh “zapear”= trocar de canais compulsivamente. Como eh triste de ver: estudantes leem a introducao e a conclusao, logo acham que conhecem o pensamento de um autor! Claro que conhecem, porem superficialmente, sem se concentrar. Conhecem a casca , mas nao tem ideia do sabor da fruta.
As relacoes humanas estao tambem afetadas pela falta de concentracao. Ate que ponto conseguimos nos concentrar no que o outro diz?
Pior ainda eh que mesmo sozinhos nao conseguimos nos concentrar. Pegamos revistas, jornais, video games, qualquer coisa que nao exija uma concentracao continua e conectada. Nesse contexto conexao eh a juncao de nossos conteudos internos com a vivencia em relacao ao mundo externo.
A concentracao eh rara, porque o desejo das pessoas nao esta direcionado para uma unica coisa. Qual eh a dificuldade de perseguir uma meta ardentemente?
As pessoas tem medo de se concentrar, porque temem perder-se e ficarem absorvidas em uma ideia, uma pessoa ou num acontecimento. Quanto menos forte eh o seu eu, maior o medo de perder-se no nao-eu.
Concentrar-se exige atividade interior e nao ocupacoes.
As pessoas em geral pensam que concentrar-se cansa. Entretanto, nao concentrar-se cansa! Na atividade sem concentracao nenhuma energia eh ativada. Quando mobilizamos energia despertamos.
Para o mundo do consumo que estamos inseridos a concentracao nao interessa. Interessa eh a confusao. Muitos partidos e nemhuma proposta. Muitas coisas para comprar, consumir, ingerir. Entretanto o objetivo eh que nos possamos enjoar do que compramos, consumimos; assim consumimos novamente. Um circulo vicioso. O que produzimos tambem geralmente eh um ato mecanico.
Como alguem aprende a se concentrar? Penso eu que se concentrando pelo menos dez minutos ao dia seja um bom comeco. Quieto, 10 minutos percebendo a si mesmo. Ate onde for possivel nao pensar em nada e estar consciente de si mesmo.
Fundamental chegar ao ponto de estar concetrado em acoes diarias como comer, sentar, etc.
O objetivo eh que o pensamento nao disperse. Quando varios pensamento passam por nossa mente a concentracao se quebra.
Tambem fundamental a concentracao em sentimentos. Tendemos a mediocremente julgar o carater do outro pela observacao da persona. Porem, nao levantamos a mascara para ver o que ha por tras. So se nos concentrarmos em alguem podemos ver alem das mascaras. Entretanto, parece que temos medo. A observacao concentrada de uma pessoa nos forca a responder com compaixao, cuidado ou ate mesmo com horror. Isso nao parece interessar nossa sociedade. Que conhecamos o necessario para sobreviver. O necessario para morar junto e sentir seguranca. Nos todos enjaulados nessas salas de jantar: acostumados a nascer e morrer. Obviolulante que nos dias de hoje o conhecimento superficial eh desejavel e o conhecimento obtido pela concentracao eh pertubador.
Se eu pudesse dar algum conselho diria: concentrem-se totalmente em tudo aquilo que fazem: seja plantando uma semente, comendo, beijando, criando, atuando, lavando louca, defecando, tomando banho, repirando….

Nenhum comentário:

Postar um comentário