domingo, 17 de maio de 2009

Amor em Grego

"Quem ja passou por essa vida e nao viveu
Pode ser mais ,mas sabe menos do que eu
Porque a vida so se da pra quem se deu
Pra quem amou, quem chorou, quem sofreu
Ai! Quem nunca curtiu uma paixao
nunca vai ter nada nao
Nao ha mal pior que a descrenca
Eu nao ando so.
So ando em boa companhia:
Com meu violao minha cancao e a poesia
Pra viver um grande amor eh preciso primeiro
Sagrar- se cavalheiro
E ser da sua dama por inteiro
Seja la como for
Ha de se fazer do corpo uma morada onde enclausure –se a mulher amada
Para viver um grande amor”

trechos de Vinicius de Morais

E viva a beleza poetica e chorosa de Vinicius. As vezes acordo ouvindo suas melodias poeticas. Cada nota que beija os ouvidos!
De Vinicius, fui a Grecia. Tudo e tanto para transcender: amar.
Ai, o amor! Quantos estudos sobre esse tal de amor! Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca. Amor que tem ciumes. Amor que nao eh amor. Quantos jeitos de amar. Ai o amor e seus estilos! Que gosto gostoso de pensar sobre o amor e vive-lo em cada vao momento. Em grego,amor significa altruismo, generosidade. Um tipo de dedicacao ao outro que vem sempre antes do proprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente a relacao e nao se importa em abrir mao de certas vontades para a satisfacao do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. “No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar.”
E o tal amor storge? Storge eh o nome da divindade grega da amizade. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confianca mutua, o entrosamento e os projetos compartilhados. O romance comeca de maneira tao gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente tudo comecou. A atracao fisica nao eh o principal. Os namorados-amigos nao tendem a ter relacionamentos apaixonados, mas sim tranqüilos e afetuosos. Preferem cativar a seduzir. Em geral, mantem ligacoes bastante duradouras e estaveis. O que conta é a confianca mutua e os valores compartilhados. Os amantes do tipo storge revelam satisfacao com a vida afetiva. Note: acontece geralmente entre grandes amigos. Normalmente os casais com este tipo de amor conhecem muito bem um ao outro. Ai o amor! Agora, eu muito mais Psique que Eros. Espiritual e eterna. Enquanto dure. Agora e sempre aguando as flores do meu jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário