domingo, 24 de maio de 2009

A arte de amar



Vamos nos deter no verbo sentido: amar. A pergunta que Fromm faz, nao cala : Amar eh uma arte?
Se for arte, requer conhecimento e esforco. Em geral, as pessoas estao sedentas de amor. Assistem filmes de historias de amor, ouvem cancoes de quinta categoria sobre amor, poesias e um sem fim de afirmacoes: gostam e gozam. No entando, poucos sao os que acham que tenham o que aprender em relacao ao amor.
As pessoas geralmente acham que o dificil eh ser amado, enquanto eu diria que o dificil eh amar. Infelizmente: o homem nasce com a capacidade de amar e perde o poder de sentir o amor ao viver em um mundo tao cheio de brutalidades. Perde o jeito de amar durante a vida. Talvez comece logo na tentativa de se separar da mae. Separar-se do mundo para ser voce mesmo no mundo. Se eu ainda nao sou inteiramente como poderei amar? Sera positivo amar de um jeito mentiroso?
O homem moderno, em geral, continua tentando achar o “objeto amoroso” que va cumprir todas suas expectativas. Ora companheiros, isso nada mais eh que o retrato da sociedade consumista contemporanea. Homens fragmentados. Falta de concentracao, falta de disciplina, medo, ansiedade… Somos outsiders ainda que nos sintamos no topo da moda.
As mulheres precisam ter bonitos peitos, vestirem se na moda, serem elegantes para serem amadas. Os homens necessitam de serem bem sucedidos, preferencialmente dispondo de um grande numero de bens materiais ou fama . Enfim, nossos "objetos amorosos" precisam ser apresentaveis socialmente. Quem nao quer um belo trofeu para expor? Eu nao quero.
Ora , nosso apetite de comprar todo o possivel a vista ou a prazo esta em analogia com nosso jeito de amar. Compulsao. Procuramos quem eh mais “atraente”: um pacote de qualidades que sao populares e procuradas no Mercado. Apaixonar-se costuma so se manifestar em relacao as mercadorias humanas. Casar eh como comprar um imovel? Que tristeza que estou sentindo companheiros!
O prazer de gastar no cartao de credito compara-se a paixao, ao estar “perdidamente apaixonado”? Um extase que dura pouco. Depois que consumimos o que compramos queremos mais e mais e mais. Que superficialidade que recheia a maior parte da relacoes humanas! Se o ser humano conseguisse perceber que na maior parte das vezes quanto mais se diz apaixonado ,mais prova sua solidao precedente. A ansiedade mata qualquer presente. Alem de que, amar nao eh consumir. Que diferente escolher um sapato, um livro ou um namorado!
So dois eus inteiros podem ser relacionar amorosamente, pois nao sentem receio de perder a si mesmos ao experienciar a generosidade e grandiosidade da arte de amar. Quem tem medo de se perder nao ama. Quem tem medo de cair do abismo nao sente.
Se temos medo de amar normalmente preenchemos o tempo com ocupacoes ou distracoes: ganhar dinheiro, prestigio, poder. Nos ocupamos ate nos apaixonando por diversas pessoas. A energia eh centrada em tudo, menos na arte de amar. Embora, fale-se de amor o tempo todo nao sente-se a arte de amar. Objetivamos coisas que estao distante do que nos torna humanos. Esquecemos que somos natureza. Complicamos o que nao entendemos e nos distanciamos da pratica do dia -a -dia, o habito do bem-estar. Assim, nos afastamos do que almejamos. Quem ama pratica o ato de amar. Muito mais relevante amar do que encontrar o ser-“objeto” amado. Que possamos ser muito mais e alem de ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário