domingo, 31 de maio de 2009

Amor Platonico


“O que faz andar o barco nao eh a vela enfunada, mas o vento que nao se ve” Platao

Noite estrelada chorando lagrimas de chuva. Nostalgia pura vinda das tetas das vacas que agora sao so uma cadela vira lata que late no quintal. Uma grandeza viver os pequenos momentos da realidade: de verdade : momentos de fantasia ou estoria do passado ou outra ficcao real qualquer: tudo verdade no palco ainda que seja mentira. “A verdade eh uma mentira que esqueceu de acontecer”como Mario Quintana diz. Sera a mentira uma verdade que a gente faz acontecer?
Ha pessoas que vivem a fantasia na vida . Quase nada acontece no plano real. Um prazer do que poderia, podera, viria , vira a ser se... Condicionais infinitas e cheias de in-certezas interiores sao combustiveis de alguns . Vivemos das estorias que criamos, alem das palavras. Sem saber o que vai ser no proximo momento escrevemos o livro da vida. Toda noite sonhamos algo que nao se repete ainda que diariamente tenhamos um mesmo sonho sem dormir. Sabemos o fim da estoria ainda que o ponto final nao exista. As vezes a frase dura pra sempre. Como seria uma frase eterna?
Sera que a ficcao virou realidade? Para algumas pessoas muita ficcao na vida real e para outros dificuldade de viver uma verdade criada. E o que a gente nao ve? E o espirito que vi hoje na janela do quarto? O que faz alguem ter fe? Que faz alguem estar presente no momento de agora? Sera possivel saber que alem de sinais do universo tem uma realidade? Sera? O que alimenta eh a ausencia?
E o amor platonico o que eh? Amor platonico talvez seja um amor ideal, despido de interesses. Popularmente conhecido por o amor impossivel de se realizar. Porem, nao era impossivel para Platao. Se Socrates, so haveria o amor grande e verdadeiro tao transparente quanto a essencia da vida. Pureza: para Platao, amor platonico eh uma realidade essencial. Essa realidade eh mais real do que o mundo material. O amor seria a verdade original. O amor eh a falta. O amante procura o amado no plano da verdade essencial que ainda nao possui. Esta ausencia supre a falta que existe arraigada no seu ser e este se torna pleno. E de alguma forma os amantes platonicos sentem que ha algo de reciproco no amado. Sera que quem tem esse amor se satisfaz de essencia e nao so de sexo? Possivel amar a ausencia? Sera eu Diotima?
Me calo na eterna duvida do anoitecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário