segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Michael Moore

O documentarista Michael Moore sempre aponta sua camera para os problemas sociais que atingem os EUA. "SOS Saude" eh um desses filmes documentais imperdiveis. Michael Moore, atraves do relato de usuarios do sistema de saude e da comparacao do sistema de saude americano com o de outros paises humaniza e desvenda um tema tao polemico:saude publica. Ele genialmente percorre o tema, lambe imagens do dia-a-dia e questiona a [posibilidade de transformacao. E no Brasil? Bem, estamos com serissimos problemas, mas sem duvida o sistema de saude publica eh muito melhor que o dos americanos .
Michael vai a Cuba e a Franca. “Como os americanos nao suportam os cubanos? Porque odeiam os franceses?”
Alguns americanos vao ser tratados no sistema publico de saude de Cuba. Todos sao pessoas doentes que sofreram problemas por causa do acidente de 11/09. Eh de chorar. Uma paciente pergunta sobre a bombinha de asma na farmacia cubana: “ Voce disse 5 cents?Como assim ,custa so isso?"Ela chora.
Os usuarios de saude do sistema americano nao estao acostumados a serem bem tratados , isso eh um triste fato.Muitos morrem por que o seguro nao aprova a conta do tratamento. Eh de chorar ver uma esposa que perdeu o marido com cancer de prostata por ter sido negado um tratamento adequado. A seguradora de saude perderia meio milhao de dolares, mas a mulher perdeu seu melhor amigo, seu marido. Isso tem preco?
Na Franca , Michael faz um encontro com americanos que moram em Paris. Eh intrigante como eles tem direitos de cidadao, pontua Moore. As imagens nos sucitam indignacao. O medico frances diz: “Como em um pais que tem encanador que atende ao publico 24 horas nao vai ter medico 24 horas? Nao tem sentido, completa o doutor.” O filme de Moore na Franca acompanha um medico que vai a casa dos pacientes durante a noite. Se voce precisa , la esta o medico, na sua casa. Ainda tem os direitos para as jovens maes que o estado frances proporciona. Entre os direitos que o estado proporciona esta o direito de uma pessoa ir uma vez por semana em suas casa para ajudar no que for preciso . No que for preciso! Desse modo, a jovem mae, tem um tempo de qualidade para ela. Um dia por semana, essa pessoa que o estado paga, faz por quatro horas o que for pedido pela jovem mae: lavar roupas, cuidar do bebe, limpar a casa, fazer jantar... Impressionante.
Moore questiona seu publico, principalmente os americanos: Sera por os Franceses fazem tao bem as coisas que o estado americano crias seus filhos sem gostar dos Franceses? Sera por medo que eles gostem muito e mais de como os franceses vivem criam o preconceito? Se o pais eh capitalista e dito democratico, porque nao aprende com os outros paises? Porque nao aprender com Cuba? Um sistema de politica publica muito mais humanitario nao poderia ser a chave do desenvolvimento mundial? Simples para Moore: se eles fazem o melhor vinho a gente bebe, se alguem faz o melhor carro a gente usa, logo se existem pessoas que tem um melhor jeito de cuidar das criancas, das mulheres gravidas, dos doentes, porque nao aprendemos com eles?Infelizmente, a gente vive em um mundo de eu e nao do nos . Why I and no We? Atentem: nosso exemplo de pais bem sucedido , a super potencia Americana eh o unico Pais do mundo que nao tem sistema de saude gratuito. Segundo Michael Moore, quando os americanos aprenderem com os outros paises, a superpotencia decadente vai ser diferente. Nao estaria faltando humildade para aprender e solidariedade para com o cidadao? Parece que os Estados Unidos estao bem longe desse aprendizado. Ainda eh um pais que nao se lembra que o “sonho americano” pode ser sinonimo de ser saudavel e feliz. Deixo aqui minha saudacao a Michael Moore e sua camera repleta de indignacao. Sou fa desse documentarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário