sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Atrasada ou adiantada demais?


“A eternidade esta apaixonada pela producao do tempo” William Blake
“O mito eh o sonho publico e o sonho publico o mito privado” Campbell

Um dia, Margarida marcou um encontro com um desconhecido; de voz suave; alguem que ela ouvia pelo mundo virtual. Ela preparada por uma imensa vontade e iludida com o mundo das palavras foi ao encontro de seu amado. Ainda nao sabia que so iria ao encontro de si mesma. E tudo comecou, simples assim, em um cruzamento da rua augusta . Ela pensava: sera que por medo de atrasar cheguei adiantada demais?
Seu virtual amado la nao estava. Tinha uma garoa paulistana, alguns carros e acidentes e pessoas que cruzavam a esquina sem cessar.
Margarida so pensava no papel e na caneta dentro da bolsa. Ela tinha uma bolsa cheia de apetrechos. Sempre pensava em economizar espaco e nao levar, livro, batom, celular, carteira, espelho, papel , caneta e , e , e .. Mas, sempre levava coisas e isso pesava em suas costas.Margarida ja nao suportava a espera na esquina de concreto. Ja se sentia uma estatua em exposicao para os transeuntes metropolitanos. Voltava -se em casulo para a bolsa e o papel. Ainda bem que carregava essas coisas na bolsa, pensava .Paginas em branco sao todas aquelas que ainda nao foram escritas, pensava a mulher ja aflita. As palavras que saiam de suas veias eram imagens editadas ao esperar Pedro , Davi, Joao, Jose, quem sabe seria Melissa sua salvacao? Ela esperava na esquina alguem, achava que era Pedro, mas ja nao havia a sorte da certeza. Margarida tentava se convencer: Nada espero! Nada.So quero,desejo um personagem real para entrar na minha estoria.Sera o Pedro? Sabe-se la o que estaria por vir . Margarida era so medo. Identificacao nao queria, ja nao sabia o que era o desejo sem fim. Sim? Nao? Sim ? Nao? Enfim... A noite entrava dentro da madrugada e ela ali parada esperando Pedro. Ou seria Jose? Ou quem sabe, Joao? Ai era Davi! Nao, nao, era Pedro mesmo. No entanto, so ela chegava a si mesma na esquina de concreto.
Margarida ja nao sabia porque veio ate o cafe Vienna. Quem seria o esperado? Por que esperava o tal ... Quem era mesmo? E se ela pegasse a sua sacola cheia de papeis e coisas e fosse embora? Mas, e se ele chegar? E se eu nao estiver aqui? Sera que por medo de me atrasar me perdi? Pensava e chorava, Margarida ,na esquina da Augusta perto de alguma avenida Paulistana...
Margarida dava goles de si mesma nos personagens que inventava. Tudo era arte? Maya? Ou sera que era alguem real mesmo que esperava? Pedro? Davi? Jose? Joao? Assim jogava suas palavras na boca de estrangeiros para ver se era algum deles.Quem? Ele? Sera que nao havia so um si mesma?
Margarida nao queria mais nada. Alias queria o nada. Amanha nao sabia,ontem se esqueceu e hoje quem saberia ? Estaria parada dentro de um aquario na era dos Peixes? Ou na Era de Aquario estaria em um filme dos anos 60? Margarida nao desistia. Mas , o tempo passava e Pedro nao vinha... Ai, ela orava, que o medo de atrasar nao me faca chegar adiantada...Assim, chorava baixinho a menina-mulher chamada Margarida. Suas lagrimas ja se misturavam a garoa e nao eram vistas por qualquer passante.
A madrugada escorria pelas ruas molhadas paulistanas. E Margarida ali, prostada, correndo parada em busca de alguma joia. Mas, nenhuma pedra preciosa chegou. Nada. Ela olhou para dentro de si e despetalou a Margarida que existia no seu peito. Ficou so os poros, so o polen. Ficou alguma vida sem espera. Sem Pedro, sem Jose, sem Joao, sem Davi... Ficou uma Margarida que saia da esquina e pensava :devo ter chegado antes ou tarde demais... Sera mesmo que havia algum combinado? Pedro seria ela mesma dentro de algum amontoado de lixo organico prostado no concreto das avenidas? Assim , Margarida com Margarida escorria pelas avenidas ate raiar o dia. Acabou-se a estoria e Pedro nao chegou. Nem Jose, Nem Maria, Nem Joao.Nem Melissa. Chegou so uma Margarida cheia de petalas escorridas pelos dias . Teria ela se adiantado ou atrasado demais?
20/02/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário