terça-feira, 30 de junho de 2009

Um sopro de vida


Van Gogh " The night"

Trecho de "Um sopro de vida"

Adaptacao livre do romance de Clarisse Lispector.
Para a querida amiga Angela.

Personagens : Angela
Esolda

As duas se entrelacam como mae e filha. Esolda canta uma bela cancao. Elas dividem a mesma cama. Se abracam e se repelem ate que Angela cai.

Angela: Todo dia eu acordo e tenho que ver sua cara. Quer saber, nem sei se gosto da sua cara.

Esolda: Pra que saber? Tem coisa que a gente nao entende mesmo. Quando eu vejo alguma coisa que eu nao entendo, eu sinto uma vertigem mais doce do que bolo de chocolate.

Angela: Bolo de chocolate?

Esolda: Na verdade eu quero dizer que eu nao entendo nada. Finjo ser uma pessoa, mas na verdade nao sou nada.

Angela: Sonhei essa noite.

Esolda: O que voce sonhou? (Silencio) Conta! Vai conta!

Angela: Sonhei que eu era um polidrico de sete pontas, divididas em sete partes iguais, dentro de um circulo. Mas eu nao cabia nele! Tive de ficar pra fora do circulo. Sempre fico de fora. Por acaso eh culpa minha se eu nao sei quem sou? Deveria ao menos saber para onde vou...

Esolda (corta Angela com animacao ): Vamos brincar de casinha?

Angela: Eu vou prepara a comidinha.

Esolda: Entao eu pego o matinho e o arrozinho.

Angela: Vem logo senao a filhinha vai chorar!

Sem mamae e papai elas brincam de " casinha".

Angela: O que voce vai fazer agora?

Esolda: Vou cuidar da vida e voce?

Angela: Eu to me sentindo perdida, como se eu estivesse no Ministerio da Fazenda.

Brincam de cabra cega, pega-pega . No auge da brincadeira Angela do sorriso chega ao choro e pede ao publico.

Angela: Pelo amor de Deus chora! Por favor, chora! Da um grito vermelho. Vai! Da um grito!

Silencio.

Esolda : Voce acha que eu sou pura?

Angela: Pra mim a pureza eh tao violenta quanto a cor branca.

Esolda pega um vestido branco e baila com ele. Da o vestido a Angela, que continua bailando. Esolda coloca uma calca jeans e uma blusa velha. Danca em ritmo oposto ao de Angela. Subtamente as duas param de dancar. Silencio. Esolda olhando-se em um espelho feito so de moldura examina sua roupagem.

Esolda: Eu me sinto bem vestindo mulambos.

Angela: Eu gosto de tudo que eh simples. Por exemplo, hoje no cafe da manha so comi frutas e ovos. Nao quero o sangue rico da carne. Quero comer apenas o que nasce sem dor. O que brota nu como uva.

Esolda: Voce diz cada besteira.

Angela: A pureza, quero a pureza.

Esolda: Tenho uma coisa pra te falar.

Angela: O que eh?

Esolda: Essa noite eu nao vou dormir com ninguem. Sabe porque? Dormir com alguem eh luxuria. Fazer dois de mim! Quero ser apenas um. O numero um nao pode ser dividido por nenhum outro e...

Angela tenta beijar Esolda. Esolda a repele.

Esolda: Fala serio: quem sou eu?

Angela: Voce eh o nada.

Esolda: Quem sou eu?

Angela: Ah, sei la porra. Talvez Strauss, James Joice, Joana D’arc, Maite Proenca. Sei la!

Esolda: Ei presta atencao: eu ja sei. Sou um nome.

Angela: Um nome?

Esolda: Ah, um nome. Claro, todo mundo tem um nome.

Angela: So um nome?

Esolda: Nao. Sabe o que eu sou? Sou uma vertigem. Um trovao.

Angela: Nao entendo.

Esolda: Presta atencao, toda ideia eh inventada. E provavelmente alguem ja inventou antes de voce. Voce acha que eu vou me reponsabilizar por alguma ideia? Nem morta. Eu quero eh a pureza.

Angela: Que saber de uma coisa? Eu nao sei de nada. Eu so sei ir vivendo como o meu cachorro.

Angela ajoelha-se para rezar. Esolda acaricia um cao imaginario e Angela continua rezando.

Angela: Desde que cheguei aqui minha vida eh um desastre. Uma cama vazia. Tem um cachorro aqui dentro latindo. So um latido. Vou latir pra Deus.

Esolda:Quero sair daqui! Mas, eu tenho medo. E se... E se eu encontrar algum morto?

Angela (reza ): Reic meterna domis domis lucis petua lucis tes recas cante part ame. O lago azul da eternidade nao pega fogo. Eu eh que me inceneraria ate os ossos. Eu quero mesmo eh viver um e o po. Que assim seja. Amem.

Esolda: E se eu encontrar qualquer coisa que atrapalhe, eu vou protestar! Vou protestar como um cao que late numa eterna secao de cadastro! Hum! Bem que o computador poderia me ajudar. Que voce acha de viver em uma sala de computadores? Agora existe computador para todos os gostos. Funciona e como funciona! Ja encontrei um grande amor impossivel no Tagged. Tem gente que ate casa e tem filhos pela internet. Verdade! Eu ouvi dizer cada estoria de arrepiar os cabelos. Sabe, me distraio tanto no computador, que ate esqueco de tomar meus remedios. Navegar na net eh como se a gente pudessever um milhao de pessoas ao mesmo tempo, todos em uma unica tela. Blog entra, email sai, uma loucura! Um dia me apaixonei perdidamente por um ingles que se chamava... Ah! A merda essas maquinas. Eu to procurando o meu vazio. Voce viu?

Esolda esta procurando algo muito importante para ela. Angela ajuda a procurar.

Angela: Pode ser aquele?

Esolda: Nao to vendo.

Angela: Talvez o seu vazio tenha saido pra passear, foi dar uma voltinha e...

Esolda: Que merda! Pra que guardar tanta tranqueira? Assim eu nunca vou conseguir encontrar meu vazio.

Esolda esta desesperada.

Angela: Calma. Vai, se acalma! A gente acha.

Esolda: Nunca acho nada! Que merda! Ja faz tempo que eu tento achar uma solucao. Mas... eu nao encontro.

Angela: Que solucao, minha filha?

Esolda: A solucao pros meus problemas. Penso noite e dia, dia e noite e nao encontro. Meu Deus! So pode ser meu fim! Voce acha que chegou o fim?

Angela: Voce ta louca? Vai ser o fim se essa cuca cheia de pensamentos fundir de tanto pensar! Calma!!

Esolda: Voce sabe onde ela se meteu?

Angela: Ela quem?

Esolda: A solucao!

Angela: Quem sabe ela nao ta dentro da sua calca?

Esolda: Onde?

Angela: No meio da sua bunda.

Esolda: No meio da minha bunda... No meio da minha bunda? Para de dizer bobagem! Voce so me deixa mais confusa. Give me a break.

Continuam a procurar a solucao de seus problemas em todos os lugares , de todas as maneiras. Toca o relogio.

Angela: Em que ano estamos? Que dia que eh hoje?

Esolda: E eu eh que vou saber?

Angela: Agora ja eh passado?

Esolda: Talvez.

Angela: E o presente ja eh futuro?

Esolda: Olha!

Angela: O que?

Esolda: Acho que eu encontrei.

Angela: Encontrou o que?

Esolda: A solucao!!! Procurei em todos os lugares, so tinha me esquecido de um.

Angela: Qual?

Esolda: Dentro desta caixa.

Angela mostra uma caixa invisivel

Angela: Eu nao to vendo caixa nenhuma.

Esolda: Nao acredito! Olha aqui na minha mao: uma caixa.

Angela: Ah, eh?

Esolda: Olha, ela tem um afechadura. Mas... eu nao tenho a chave!
Voce sabe onde ta a chave dessa caixa?

Angela: Talvez seja essa.

Da uma chave invisivel para Esolda

Esolda: Qual?

Angela: Essa aqui na minha mao.

Esolda: Mas eu nao vejo nada.

Angela: Entao, honey, vai ser impossivel voce solucionar seus problemas! Ou voce compra um oculos tridimensional, ou entao aprende a ver com os ouvidos e ouvir com os olhos, por que assim nao da! Sei la. Tenta imaginar. Eh isso! Voce precisa imaginar e acreditar na sua imaginacao. Voce imagina que tal coisa esta em tal lugar e entao mais hora menos hora : surpreza: a coisa aparece no lugar que voce imaginou.

Esolda: Nao, nao. Eu so acredito naquilo que vejo.

Angela: Entao, por que eh que voce acredita nos seus problemas?

Esolda: Mas, isso eh diferente! Afinal de contas sao os “meus problemas”.

Angela: Que diferenca isso faz? Como se voce conseguisse ver de frente os seus problemas! Fe, Esolda. Fe. Voce precisa de muita fe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário