terça-feira, 9 de junho de 2009

Os anormais


Child with a Toy Hand Grenade in Central Park, N.Y.C., 1962
Gelatin silver print on Agfa
14 7/8 in. x 14 11/16 in
Addison Gallery of American Art, Andover, Massachusetts



Foucault lecionou “historia dos sistemas de pensamento” no College de France. Um de seus cursos era entitulado “Os anormais”. O curso dedicava-se a analise do exame psiquiatrico e sua relacao com o direito penal, partindo dos grandes casos de monstruosidade . Focault estaria se referindo a grande familia confusa dos “anormais” ; os delinquentes no final do seculo XIX.
Forma-se com Foucault um estudo que cria uma linha tenue entre a Medicina e o Direito. Eh questionada a sanidade mental na area criminal.
O grupo dos anormais a partir de tres elementos: o monstro humano, o individuo a corrigir e o onanista.
O monstro humano, um ser juridico-biologico;meio homem, meio besta. Por exemplo, individualidades duplas ou o hermafrodita. O monstro humano eh uma velha nocao cujo quadro de referencia eh lei. Segundo Focault, “o monstro humano combina o impossivel com o interdito”. No fundo o monstro seria um monstro cotidiano, banalizado.
O individuo a corrigir eh mais uma mistura de adestramento com exigencias proprias. Nao se relaciona de forma intrinseca com as leis da natureza. Esse comportamento de disciplina que os militares possuem eh um bom exemplo desse modo de pensar de individuo que esta sempre a se corrigir. Focault diz: os novos procedimentos de adestramento do corpo, do comportamento, das aptidoes engendram o problema daqueles que escapam dessa normatividade, que nao eh mais a soberania da lei.”
Por fim, o onanista, que seria “a crianca masturbadora”. Particularmente acho o tema tratado ainda bem levemente . Poderiamos dizer : o abuso sexual da crianca.
No curso “ Os anormais” Foucault reconstitui o modo pelo qual a psiquiatria se desalieniza, adotando o principio do” instinto” como substituto do “delirio”. Dessa forma a psiquiatria , na sociedade como um todo, eh a ciencia dos anormais e das condutas anormais.
Importante entender As questoes de Foucault para ter um panorama geral de onde estamos com a psiquiatria e “os anormais” nos dias de hoje.
A sociedade tem historia longa e pensada por muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário