segunda-feira, 6 de abril de 2009

Assobiar no escuro nao faz a luz ascender



Marc Chagall
"Na ética humanista o bem é a afirmação da vida, o desenvolvimento das capacidades do homem. A virtude consiste em assumir a responsabilidade por sua própria existência. O vício reside na irresponsabilidade perante a si mesmo” Erich Fromm

Dinheiro, prestígio e poder transformaram-se nos incentivos e fins do ser humano contemporâneo. Agimos na ilusão de que nossas ações beneficiam nosso interesse próprio, embora na verdade atendemos a tudo, exceto os interesses do nosso eu real.
Preservar a própria existência, segundo Spinoza, é tornar-se alguém que potenciamente ja se é. "Um cavalo seria igualmente destruído sendo transformado em homem ou em inseto"diz Eric Fromm.
A virtude é a expansão das potencialidades de cada organismo. Para o ser humano, a virtude é o estado em que ele é humano ao máximo.
O ser humano é um fim em si mesmo e não um meio para que a autoridade o transcenda. Porém, existe um sentimento de solidão vinculado a uma sensação de incapacidade individual que massacra. Em meio ao caos das ilusões, em que nos achamos mergulhados, só há uma coisa de verdadeiro: o amor. Tudo o mais é nada, um vácuo completo. Espiamos para um imenso abismo escuro e sentimos medo.
A maioria dos seres humanos ficam em seus pequenos spots, massacrados pela rotina diária de suas atividades, pela segurança e aprovação que encontram em suas relações privadas ou sociais, pelo sucesso nos negócios, por diversas “distrações”, por meio dos seus “divertimentos” e “viagens”. Contudo assobiar no escuro nao faz a luz ascender.

Um comentário:

  1. em que ano foi pintado este quadro, o nome dele é mesmo "Assobiar no escuro não faz a luz ascender, e o pintor é marc chagal não é?

    ResponderExcluir