terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Emancipação da anguzada



O Desmame Do móvel-Alimento. Salvador Dalí



" No entender de Sartre, estamos "condenados à liberdade"; não há limite para nossa liberdade, exceto o de que "não somos livres para deixarmos de sermos livres." Porque não há nenhum Deus e portanto não há qualquer plano divino que determine o que deve acontecer, não há nenhum determinismo. O homem é livre. Nada o força a fazer o que faz. "Nós estamos sozinhos, sem desculpas." O homem não pode desculpar sua ação dizendo que está forçado por circunstâncias ou movido pela paixão ou determinado de alguma maneira a fazer o que faz.
A angústia. Seguindo a Kierkegaard, Sartre usa o termo "angústia" para descrever essa consciência da própria liberdade. Nós estamos livres porque nós não podemos confiar em um Deus ou na sociedade para justificar nossa ação ou para nos dizer o que e quem nós somos. Nós estamos condenados porque sem diretrizes absolutas, nós devemos sofrer a agonia de nossa tomada de decisão e a angústia de suas conseqüências. A angústia é, então, a consciência da própria liberdade... A angústia é a consciência dessa liberdade de escolha, a consciência da imprevisibilidade última do próprio comportamento... Uma pessoa à beira de um penhasco perigoso tem medo de cair, e sente angústia ao pensar que nada o impede de se jogar lá embaixo, de se lançar no abismo.. O pensamento mais angustioso de todos é quando, num dado momento, nós não sabemos como nós iremos nos comportar no momento seguinte. "Sartre por Rubem Queirós Cobra

Tem um escalar as mahãs sonolentas
para se enxergar além dos sonhos - eu mesma

Angústia
Sabotagem
Feliz eu?
Quando vou deixar de me trair?
Quando vou deixar de calar verdades na terapia?
Quando vou ver realmente quem sou eu?
A massinha que moldei meu ser desmoronou
Estava fraca a procriaçào que saia de mim:
Pedaços de orgàos, pele, cabelo, olhos
Estou no chão
Criei um ser humano de massinha
Tinha uma perna tão resistente
Porque não aguentou a cabeça?
Será que os olhos estavam abertos demais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário