terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dickens


Charles Dickens,
Viveu e foi um dos maiores escritores que já passaram pela terra. Morreu de morte cerebral em junho de 1870. Foi sepultado no Poet’s Corner ("Esquina dos Poetas"), na Abadia de Westminster. Na sua sepultura está gravado: "Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo."

Maravilhoso parágrafo de uma senteça e várias vírgulas:

"It was the best of the times, it was the worst of the times, it was the age of foolishness, it was the epoch of belief, it was the epoch of incredulity, it was the season of light, it was the season of darkness, it was the spring of hope, it was the winter of despair, we had everything before us, we had nothing before us, we were all going direct to Heaven, we were going all direct the other way- in short, the period was so far like the present period, that some of its noisiest authorities insisted on its being received, for good or for evil, in the superlative degree of comparison only. "
The tale of two cities - Charles Dickens

Veja outro parágrafo do mesmo livro de Dickens, agora em português:

“Um fato extraordinário a merecer reflexão é o de que de cada ser humano se constitui num profundo e indecifrável enigma para todos os demais.
Sempre que entro numa grande cidade à noite, considero com solene gravidade que todas aquelas casas fechadas e escuras encerram seu próprio segredo, que cada aposento em cada uma delas oculta um mistério, que cada coração pulsando nesas centenas de milhares de peitos esconde algum segredo para o coração que está a seu lado! Alguma coisa do horror, até mesmo da Morte, tem a ver com esse fato.
Não mais posso virar as folhas daquele querido livro que amei e em vão pretendi ler.
Não mais posso contemplar as profundezas dessas águas insondáveis nas quais, à luz fugaz dos relâmpagos, vislumbrava tesouros enterrados e outras preciosidades submersas.
Estava escrito que o livro deveria fechar-se para todo o sempre, quando eu lera apenas uma página. Estava escrito que as águas se imobilizariam sob um gelo eterno, enquanto a luz brincava em sua superfície e eu me detinha, ignorante, às suas margens.
Meu amigo está morto, meu vizinho está morto, meu amor, a eleita de minha alma, está morta; e essa é a inexorável consolidação e perpetuação do segredo que sempre existiu nessa individualiadde, e que eu próprio também carregarei comigo até o fim da minha vida. Dormirá, nos cemitérios desta cidade por onde agora passo, alguém mais inescrutável do que é para mim qualquer de seus habitantes vivos e ativos, ou do que sou eu próprio para eles?”
“Um Conto de Duas Cidades”, de Charles Dickens

Romances principais

The Pickwick Papers (1836)
Oliver Twist (18371839)
Nicholas Nickleby (18381839)
The Old Curiosity Shop ("Loja de Antiguidades")(18401841)
Barnaby Rudge (1841)
A Christmas Carol ("Canção de Natal" ou "Um canto de Natal") (1843)
The Chimes (1844)
The Cricket on the Hearth (1845)
The Battle for Life (1846)
Martin Chuzzlewit (1843-1844)
Dombey and Son (18461848)
David Copperfield (18491850)
Bleak House ("A Casa Abandonada", "Casa desolada" ou "Casa sombria") - (18521853)
Hard Times ("Tempos Difíceis") (1854)
Little Dorrit ("A pequena Dorrit") - (18551857)
A Tale of Two Cities ("Um conto de duas cidades") (July 11, 1859)
Great Expectations ("Grandes Esperanças") - (18601861)
Our Mutual Friend (18641865)
The Mystery of Edwin Drood (inacabado) (1870)

Nenhum comentário:

Postar um comentário