domingo, 3 de janeiro de 2010

Relendo e re- lendo Rilke


"O amor é uma ocasião sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo em si mesmo, tornar-se um mundo para si por causa de um outro ser" Rainer Maria Rilke Cartas a um jovem poeta.


Ganhei esse livro de uma pessoa muito especial em 1993: "Cartas a um jovem poeta" de Rilke. Um livro de cabeceira. Trechos que não canso de reler. A arte da escrita para Rilke é ligada profundamente a vida interior. Escrever para ele tem que ser feito por necessidade como a que temos de comer ou defecar. Veja um pequeno trecho sobre solidão, sobre amor:


"É bom estar só, porque a solidão é difícil. O fato de uma coisa ser difícil deve ser um motivo a mais para que seja feita. Amar também é bom: porque o amor é difícil. O amor de duas criaturas humanas talvez seja a tarefa mais difícil que nos foi imposta, a maior e última prova, a obra para a qual todas as outras sào apenas uma preparação. (...) aquele amor persiste tào forte e poderoso em sua memória justamente por ter sido sua primeira solidão profunda e o primeiro trabalho interior com que moldou a sua vida." Rilke

Nenhum comentário:

Postar um comentário