domingo, 31 de maio de 2009

No quintal de casa


O amor lambe a vida
O canteiro de manjericao eh maior que o mundo, se formiga
Paixao de vento que beija os labios
O rio do ceu me enche o ventre d’ agua
Esquenta a venta o fogo dos vulcoes de alecrim dourado
Uma terra cheirosa encobre o corpo:
Montanha de grama e lama molhada
Como se ja pudesse o corpo ser adubo esta noite
Como se ja flor nesta primavera
O amor que esta em mim eh tao maior
Sera que eh por que quando sinto eh mais dentro e fundo?
Abro os olhos d’alma para a natureza:
Orgasmos vindos de espasmos internos chegam
Navegados por sons de passaros exoticos
Que amanhecem na beira da janela
O caminho esta vazio, mas florido.

Amor Platonico


“O que faz andar o barco nao eh a vela enfunada, mas o vento que nao se ve” Platao

Noite estrelada chorando lagrimas de chuva. Nostalgia pura vinda das tetas das vacas que agora sao so uma cadela vira lata que late no quintal. Uma grandeza viver os pequenos momentos da realidade: de verdade : momentos de fantasia ou estoria do passado ou outra ficcao real qualquer: tudo verdade no palco ainda que seja mentira. “A verdade eh uma mentira que esqueceu de acontecer”como Mario Quintana diz. Sera a mentira uma verdade que a gente faz acontecer?
Ha pessoas que vivem a fantasia na vida . Quase nada acontece no plano real. Um prazer do que poderia, podera, viria , vira a ser se... Condicionais infinitas e cheias de in-certezas interiores sao combustiveis de alguns . Vivemos das estorias que criamos, alem das palavras. Sem saber o que vai ser no proximo momento escrevemos o livro da vida. Toda noite sonhamos algo que nao se repete ainda que diariamente tenhamos um mesmo sonho sem dormir. Sabemos o fim da estoria ainda que o ponto final nao exista. As vezes a frase dura pra sempre. Como seria uma frase eterna?
Sera que a ficcao virou realidade? Para algumas pessoas muita ficcao na vida real e para outros dificuldade de viver uma verdade criada. E o que a gente nao ve? E o espirito que vi hoje na janela do quarto? O que faz alguem ter fe? Que faz alguem estar presente no momento de agora? Sera possivel saber que alem de sinais do universo tem uma realidade? Sera? O que alimenta eh a ausencia?
E o amor platonico o que eh? Amor platonico talvez seja um amor ideal, despido de interesses. Popularmente conhecido por o amor impossivel de se realizar. Porem, nao era impossivel para Platao. Se Socrates, so haveria o amor grande e verdadeiro tao transparente quanto a essencia da vida. Pureza: para Platao, amor platonico eh uma realidade essencial. Essa realidade eh mais real do que o mundo material. O amor seria a verdade original. O amor eh a falta. O amante procura o amado no plano da verdade essencial que ainda nao possui. Esta ausencia supre a falta que existe arraigada no seu ser e este se torna pleno. E de alguma forma os amantes platonicos sentem que ha algo de reciproco no amado. Sera que quem tem esse amor se satisfaz de essencia e nao so de sexo? Possivel amar a ausencia? Sera eu Diotima?
Me calo na eterna duvida do anoitecer.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Milagres do dia-a-dia

Uma amiga me liga chorando e reclama:
-Podia ficar paralitica se nao tivesse feito a operacao com essa urgencia que fiz.
Ela se lamenta. Um lamurio so. Como diria um amigo meu, "ela com essa miadeira”. Chororo sem fim. Lamenta o que de ruim poderia ter acontecido e de fato nao aconteceu.
Amiga minha com nodulo na medula. Setima vertical lesada = perigo. O que digo:
- Poderia ter acontecido uma tragedia , mas foi um milagre.
- Eh mesmo..
- Pois eh, como vc conseguiu pagar 14 mil para operar?
- Bem, bati o carro, no mes passado, em um ex namorado da adolescencia. Eu nunca mais havia visto esse rapaz. Desde a adolescencia... Ele eh muito rico! E vc nao sabe ele me ofereceu de pagar a operacao. E eu nem sai com ele! Cada uma! Se fosse eu mesma nao daria para pagar.
- E vc reclama do acontecido? Vc teve sorte de bater o carro em alguem que ja foi apaixonado por vc. Ainda rico. E claro que ele apareceu bem no momento que voce precisava operar .
- Eh mesmo…
- Pois eh amiga, nao chora pelo que nao aconteceu. Respira aliviada e agradece pelo que te aconteceu. A vida eh uma sucessao de milagres para quem esta trilhando um caminho espiritual.
- - Eh mesmo…
Do outro lado da linha pude ver seu semblante aliviado e um quase sorriso. Amiga minha entendeu. Ela compreende palavras sem acentos.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ator e Amor


Sera o processo de levar alguem pelo braco para amar como levar um ator a se entregar?
Ser o personagem eh ser agora. Concentrar e ter prazer de viver cada vao momento. Tem um jeito fluido de viver que so o ator! Ai se todos nos atores.
Quem tem medo de perder seu eu nao ama . Quem nao consegue verdade cenica nao esta entregue. Tudo tao parecido com palavras diversas.
Que o destino aponta: se o menino chega a si mesmo inteiro e entregue no palco o homem chega inteiro no altar.
Se fosse simples ! Mas tem momentos que se desiste. Quase que: e se pensa: e agora???
As maos seguram tanta tensao quanto um coracao que fica leproso. Perde-se as partes, nao sente-se a pele.
As analogias sao presents em nossas vidas se estamos atentos. Os desafios que o destino nos oferece sao mais que acasos. Muitas vezes olhar para o problema do outro eh solucionar o nosso.
O dirigir teatro, ser professor, conduzir grupos exige que sejamos maduros e amorosos. Na China antiga os professores eram valorizados pela elevacao espiritual. Professores nao eram apenas transmissores de informacao , mas transmissores de atitudes humanas.
Ser amoroso e maduro: nao ser narcisista. Quantos de nos conseguimos deixar de ser o tempo todo “eu” para viver um pouco de “nos”? Haja generosidade.
Que o teatro tanto quanto o amor sejam um fenomeno social . Ode: fim aos sentimentos consumistas que seguem uma massa de pensamentos e explodem de tanto comer e vomitar .
Que o menino possa respirar como flor e o homem amar alem da dor . Planto sementes que ja existem. Aguar plantas mata a sede e faz crescer. A-Tu- ar e a Tu A- mar!

domingo, 24 de maio de 2009

A arte de amar



Vamos nos deter no verbo sentido: amar. A pergunta que Fromm faz, nao cala : Amar eh uma arte?
Se for arte, requer conhecimento e esforco. Em geral, as pessoas estao sedentas de amor. Assistem filmes de historias de amor, ouvem cancoes de quinta categoria sobre amor, poesias e um sem fim de afirmacoes: gostam e gozam. No entando, poucos sao os que acham que tenham o que aprender em relacao ao amor.
As pessoas geralmente acham que o dificil eh ser amado, enquanto eu diria que o dificil eh amar. Infelizmente: o homem nasce com a capacidade de amar e perde o poder de sentir o amor ao viver em um mundo tao cheio de brutalidades. Perde o jeito de amar durante a vida. Talvez comece logo na tentativa de se separar da mae. Separar-se do mundo para ser voce mesmo no mundo. Se eu ainda nao sou inteiramente como poderei amar? Sera positivo amar de um jeito mentiroso?
O homem moderno, em geral, continua tentando achar o “objeto amoroso” que va cumprir todas suas expectativas. Ora companheiros, isso nada mais eh que o retrato da sociedade consumista contemporanea. Homens fragmentados. Falta de concentracao, falta de disciplina, medo, ansiedade… Somos outsiders ainda que nos sintamos no topo da moda.
As mulheres precisam ter bonitos peitos, vestirem se na moda, serem elegantes para serem amadas. Os homens necessitam de serem bem sucedidos, preferencialmente dispondo de um grande numero de bens materiais ou fama . Enfim, nossos "objetos amorosos" precisam ser apresentaveis socialmente. Quem nao quer um belo trofeu para expor? Eu nao quero.
Ora , nosso apetite de comprar todo o possivel a vista ou a prazo esta em analogia com nosso jeito de amar. Compulsao. Procuramos quem eh mais “atraente”: um pacote de qualidades que sao populares e procuradas no Mercado. Apaixonar-se costuma so se manifestar em relacao as mercadorias humanas. Casar eh como comprar um imovel? Que tristeza que estou sentindo companheiros!
O prazer de gastar no cartao de credito compara-se a paixao, ao estar “perdidamente apaixonado”? Um extase que dura pouco. Depois que consumimos o que compramos queremos mais e mais e mais. Que superficialidade que recheia a maior parte da relacoes humanas! Se o ser humano conseguisse perceber que na maior parte das vezes quanto mais se diz apaixonado ,mais prova sua solidao precedente. A ansiedade mata qualquer presente. Alem de que, amar nao eh consumir. Que diferente escolher um sapato, um livro ou um namorado!
So dois eus inteiros podem ser relacionar amorosamente, pois nao sentem receio de perder a si mesmos ao experienciar a generosidade e grandiosidade da arte de amar. Quem tem medo de se perder nao ama. Quem tem medo de cair do abismo nao sente.
Se temos medo de amar normalmente preenchemos o tempo com ocupacoes ou distracoes: ganhar dinheiro, prestigio, poder. Nos ocupamos ate nos apaixonando por diversas pessoas. A energia eh centrada em tudo, menos na arte de amar. Embora, fale-se de amor o tempo todo nao sente-se a arte de amar. Objetivamos coisas que estao distante do que nos torna humanos. Esquecemos que somos natureza. Complicamos o que nao entendemos e nos distanciamos da pratica do dia -a -dia, o habito do bem-estar. Assim, nos afastamos do que almejamos. Quem ama pratica o ato de amar. Muito mais relevante amar do que encontrar o ser-“objeto” amado. Que possamos ser muito mais e alem de ter.

Das artes Visuais


Ontem vi a exposicao de Vik Muniz. Eh tudo e mais um pouco que chega a ser o nada. Quanta identificacao com o processo de criacao de Vik. Cheguei a sentir uma dor de prazer. Aquela coisa inconfortavel que sinto no meio do meu peito quando vejo um quadro de Van Gogh. Sempre isso: vejo o quadro, fujo e volto pra sentir o extase novamente. Gosto de me deixar ser vista pelo quadro. As vezes choro.
Ontem chorei e me senti preenchida de imagens espalhadas por salas com iluminacao adequada.
E o artista das coisas cotidianas tinha a mensagem, dizia mais ou menos assim: “ Nao penso que todos sao artistas. Mas todos podem ser. Depende da dedicacao e o trabalho. Se eu sou , qualquer um pode ser.”
E que pensei em uma relacao entre o processo criativo de Vik e meu processo de criar. Conhecer e experenciar . De acucar, algodao, terra e diamantes… O simples. Ai que lindo Vick com os meninos na praia adivinhando formas de pedras!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Zen

Beber Chá
Historia Zen
"Temos que estar totalmente despertos para apreciar o chá como deve ser. Temos que estar no momento presente. Apenas com a consciência no presente, as nossas mãos podem sentir o agradável calor da chávena. Apenas no presente podemos apreciar o aroma, sentir a doçura e saborear a delicadeza. Se estamos a lembrar o passado ou preocupados com o futuro, perdemos por completo a experiência de apreciar a chávena de chá. Olharemos para a chávena e o chá terá já terminado. A vida é assim. Se não estamos totalmente no presente, quando olharmos à nossa volta esta terá desaparecido.Quando pararmos de pensar no que já aconteceu, quando pararmos de nos preocupar com o que poderá nunca vir a acontecer, então estaremos no momento presente. Só então começaremos a experimentar a alegria de viver... "

terça-feira, 19 de maio de 2009

Caso ou acaso ?


Margarida Carolina dos Santos conheceu Tonho Rodriguez por acaso. Se acaso existisse, é claro. Eles passearam a cavalo e viram o sol se pôr sentados no pasto a beira da cerca de Madeira. Tudo muito profundo. E tinha um tal Rio Tietê. Na capital fedido era o braço de água , mas lá pelas bandas de Araraquara era diferente. Lá dava até pra pescar. Nadaram nús na beira do Rio.
Os dois falaram muito pra tentar se conhecer. Margarida amava Tonho. Tonho não sabia o que era amar. Nem tudo eram flores. Margarida chorou e também gritou algumas vezes com Tonho. Ele gritou ainda mais e desligou definitiva-mente o telefone na cara de Margarida. Mas, a garota não conseguia ouvir a linha cortada por Tonho.
Depois de alguns meses Margarida faz uma viagem a Ilha Solteira e conhece um rapaz. Bonito, inteligente e Moreno. Atração a primeira vista. Nada de especial. Nada como Tonho. Entretanto, cansada de acreditar em futuro com tal homem do passado, ela decide falar com o jovem desconhecido. Então, o choque:
-Como é seu nome?
-Tonho
-Como?
-Tonho, eu disse.
Ela sorriu e respondeu meio sem graça:

- Ah ,é, entendi.
O tal Tonho 2 não parava de mandar emails amorosos e poesias para Margarida. Levava flores com bombons recheados nos fins de semana. Um gentleman a primeira vista. Ela beijou o rapaz. Margarida não se segura e diz:
- O único fato estranho é que meu último relacionamento se chamava Tonho.
- Ah, é? Mas, agora você tá é comigo. E só comigo minha linda. Além de que ele não se chamava Tonho Ferraz como eu.

Ele vai beijar Margarida. Ela recua assustada, atônita.
- O que?! Você é Tonho Ferraz?
- Sim , porquê?
- Ele também…
- Ah! Mas eu sou eu. Sou Tonho "Rodrigues" Ferraz.
Ela suspira. Eles se beijam. Embora, Margarida ainda continue estranhando o fato; decide deixar o acontecido para lá; afinal tinha o “Rodrigues”. Isso era a diferença. A terapeuta de Margarida aconselhou que ela criasse um apelido para Tonho 2. Mas, é que Tonho já era apelido. Na verdade, os dois se chamavam Antonio. Poderia chamar um de tonho e outro de Antonio, pensou.
Um mes se passou e esse tal Tonho 2 sumiu da vida de Margarida. Tão rápido o quanto chegou. Bom enquanto durou, mas nada alem de um mes. Sem vestígios. Sem mágoas.
Margarida liga para Tonho 1 . Eles vão ao cinema, e na sala conversam antes do filme começar:
-Sabe Tonho, só tem uma coisa de estranho nesse rapaz que namorei: É que além de Tonho ele se chamava Tonho Ferraz como você.
_ Nossa? Mesmo?

_Mas, ao menos, era Tonho “Rodrigues” Ferraz - fala a garota aliviada

Tonho assustado diz:

-O quê? Mas, "Rodrigues" sou eu! Você deve estar enganada! Eu que sou Tonho Rodrigues Ferraz!
- O quê?!

O filme começa e eles se calam na coincidência, como se nada tivesse acontecido.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Concentracao

“ Quando eu durmo eu durmo, quando eu como, como…” Mestre Zen

A capacidade de concentracao tornou-se uma raridade no mundo contemporaneo. Tudo que se faz eh para evitar a concentracao. Gostamos de fazer varias coisas ao mesmo tempo:ouvir musica, ler, conversar, comer, ver televisao… Fragmentamos nossos pensamentos tanto quanto nossas acoes.
Na literatura,a moda sao as antologias. Na tv. o bacana eh “zapear”= trocar de canais compulsivamente. Como eh triste de ver: estudantes leem a introducao e a conclusao, logo acham que conhecem o pensamento de um autor! Claro que conhecem, porem superficialmente, sem se concentrar. Conhecem a casca , mas nao tem ideia do sabor da fruta.
As relacoes humanas estao tambem afetadas pela falta de concentracao. Ate que ponto conseguimos nos concentrar no que o outro diz?
Pior ainda eh que mesmo sozinhos nao conseguimos nos concentrar. Pegamos revistas, jornais, video games, qualquer coisa que nao exija uma concentracao continua e conectada. Nesse contexto conexao eh a juncao de nossos conteudos internos com a vivencia em relacao ao mundo externo.
A concentracao eh rara, porque o desejo das pessoas nao esta direcionado para uma unica coisa. Qual eh a dificuldade de perseguir uma meta ardentemente?
As pessoas tem medo de se concentrar, porque temem perder-se e ficarem absorvidas em uma ideia, uma pessoa ou num acontecimento. Quanto menos forte eh o seu eu, maior o medo de perder-se no nao-eu.
Concentrar-se exige atividade interior e nao ocupacoes.
As pessoas em geral pensam que concentrar-se cansa. Entretanto, nao concentrar-se cansa! Na atividade sem concentracao nenhuma energia eh ativada. Quando mobilizamos energia despertamos.
Para o mundo do consumo que estamos inseridos a concentracao nao interessa. Interessa eh a confusao. Muitos partidos e nemhuma proposta. Muitas coisas para comprar, consumir, ingerir. Entretanto o objetivo eh que nos possamos enjoar do que compramos, consumimos; assim consumimos novamente. Um circulo vicioso. O que produzimos tambem geralmente eh um ato mecanico.
Como alguem aprende a se concentrar? Penso eu que se concentrando pelo menos dez minutos ao dia seja um bom comeco. Quieto, 10 minutos percebendo a si mesmo. Ate onde for possivel nao pensar em nada e estar consciente de si mesmo.
Fundamental chegar ao ponto de estar concetrado em acoes diarias como comer, sentar, etc.
O objetivo eh que o pensamento nao disperse. Quando varios pensamento passam por nossa mente a concentracao se quebra.
Tambem fundamental a concentracao em sentimentos. Tendemos a mediocremente julgar o carater do outro pela observacao da persona. Porem, nao levantamos a mascara para ver o que ha por tras. So se nos concentrarmos em alguem podemos ver alem das mascaras. Entretanto, parece que temos medo. A observacao concentrada de uma pessoa nos forca a responder com compaixao, cuidado ou ate mesmo com horror. Isso nao parece interessar nossa sociedade. Que conhecamos o necessario para sobreviver. O necessario para morar junto e sentir seguranca. Nos todos enjaulados nessas salas de jantar: acostumados a nascer e morrer. Obviolulante que nos dias de hoje o conhecimento superficial eh desejavel e o conhecimento obtido pela concentracao eh pertubador.
Se eu pudesse dar algum conselho diria: concentrem-se totalmente em tudo aquilo que fazem: seja plantando uma semente, comendo, beijando, criando, atuando, lavando louca, defecando, tomando banho, repirando….

domingo, 17 de maio de 2009

Amor em Grego

"Quem ja passou por essa vida e nao viveu
Pode ser mais ,mas sabe menos do que eu
Porque a vida so se da pra quem se deu
Pra quem amou, quem chorou, quem sofreu
Ai! Quem nunca curtiu uma paixao
nunca vai ter nada nao
Nao ha mal pior que a descrenca
Eu nao ando so.
So ando em boa companhia:
Com meu violao minha cancao e a poesia
Pra viver um grande amor eh preciso primeiro
Sagrar- se cavalheiro
E ser da sua dama por inteiro
Seja la como for
Ha de se fazer do corpo uma morada onde enclausure –se a mulher amada
Para viver um grande amor”

trechos de Vinicius de Morais

E viva a beleza poetica e chorosa de Vinicius. As vezes acordo ouvindo suas melodias poeticas. Cada nota que beija os ouvidos!
De Vinicius, fui a Grecia. Tudo e tanto para transcender: amar.
Ai, o amor! Quantos estudos sobre esse tal de amor! Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca. Amor que tem ciumes. Amor que nao eh amor. Quantos jeitos de amar. Ai o amor e seus estilos! Que gosto gostoso de pensar sobre o amor e vive-lo em cada vao momento. Em grego,amor significa altruismo, generosidade. Um tipo de dedicacao ao outro que vem sempre antes do proprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente a relacao e nao se importa em abrir mao de certas vontades para a satisfacao do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. “No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar.”
E o tal amor storge? Storge eh o nome da divindade grega da amizade. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confianca mutua, o entrosamento e os projetos compartilhados. O romance comeca de maneira tao gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente tudo comecou. A atracao fisica nao eh o principal. Os namorados-amigos nao tendem a ter relacionamentos apaixonados, mas sim tranqüilos e afetuosos. Preferem cativar a seduzir. Em geral, mantem ligacoes bastante duradouras e estaveis. O que conta é a confianca mutua e os valores compartilhados. Os amantes do tipo storge revelam satisfacao com a vida afetiva. Note: acontece geralmente entre grandes amigos. Normalmente os casais com este tipo de amor conhecem muito bem um ao outro. Ai o amor! Agora, eu muito mais Psique que Eros. Espiritual e eterna. Enquanto dure. Agora e sempre aguando as flores do meu jardim.

Rafael no farol

Um rapaz me abordou na esquina da Avenida São João. Uns vinte anos. Magro como um artista da fome. Sem dentes como se pudesse comer carne só com as gengivas.
A magreza estampada nos olhos: crack. Que doença o vício que tira a consciência e mata neurônios. Olha-me profundamente e diz:
-Só uma moeda. Uma ajudinha. O que teu coração mandar.
Eu: sem um puto de um tostão. Ele: limpando todo o vidro do carro. Eu pensava: que magreza!
Ele tinha uma tatuagem de um nome no antebraço. Parecia as tatuagens que costumo ver em filme que tem presidiário. Os olhos do menino eram verdes e opacos. Abri os vidros e me desculpei. Senti minha a obrigacao de olhar para ele com carinho: o mínimo que eu podia fazer por um cidadão. Será que ele so usa crack e nao come a quanto tempo? E família? Existe? Casa? Banho? Lembro que não tenho dinheiro. Havia dado um real para um outro menino que vi sentado sem esperanca. E esse menino nem tinha pedido moeda! Lá no fim da Avenida Rebouças ele chorava sozinho.
Digo para o limpador de vidros:
-Não tenho dinheiro.
Ele me olha nos olhos e repete:
-Faz o que teu coração mandar.
Me corta por dentro as palavras daquele menino, limpador de vidros. Certamente, ladrão nas horas vagas. Claro, quando o crack estiver na telha, talvez seja diferente as atitudes do rapaz. Quem sabe esse menino não é como os dois que vi ontem na Rego Freitas?
Cena real: Passo de carro e paro no farol vermelho. Dois homens-meninos estavam abordando um sujeito. Um dos homens-meninos tinha uma faca. Eles bateram e tiraram a carteira e o telefone do que muito reagiu e apanhou na mesma proporção. Pensei o que faço? Ré? Não dava. Pensei em polícia, mas era tudo deserto. Pensei em gritar. Todavia, até eu conseguir pensar nisso tudo, eles já tinham fugido por uma quebrada e o menino roubado corrido em outra direção. Tudo tão rápido. Em um instante tudo era só deserto novamente. Poucos segundos depois o farol tornou-se verde.
Que confusão! Não dá pra acreditar que esse limpador de vidros é tão agressivo quanto os dois da cena de ontem. Será que é tudo ilusão de ótica? Será, só porque agora eu olhava esse menino-homem de outra perspectiva? O limpador de vidros estava tão perto e me olhava tão fundo nos olhos que eu podia ver sua alma.
Ele me viu procurar a moeda. Sentiu o doce de meu olhar e a atitude de cuidadora. Ele olhou o mais dentro de mim que conseguiu. Abri mais os vidros e disse:
-Meu coração manda eu te dar dinheiro, mas não tenho aqui.
Ele disse:
-Você é evangélica?
-Acredito em Deus, respondi.
-Então, me põe ai nas suas oração. Meu nome é Rafael. Não esquece, não! Vai com Deus.
Me cortou o coração. Tanto e quanto que quero o bem dessas pessoas. Quanto e tanto que eu acredito na harmonia de um mundo mais justo. Slowly, dou direção aos pensamentos, de braços abertos a humanidade.

sábado, 16 de maio de 2009

Titubiar na espiral

"Dúvida (derivado do latim dubitare) é um estado mental ou uma emoção entre acreditar e desacreditar. Ela é a incerteza ou desconfiança de um fato, uma ação, de uma asserção ou de uma decisão. Para que se estabeleça a dúvida em geral é necessário uma noção de realidade do fato em que existe a suspeita, e isto pode adiar a decisão de ações relevantes ao fato pois podem estar incorretas ou incompletas. Dúvida tende a ser totalmente racional e nos causa a hesitação de agir, sendo necessário aplicar métodos mais rigorosos para procurar eliminar a hesitação."
Quem tiver que vir que venha e eu acharei meu lugar. Quem tiver que ir que va e depois da dor o tal bem estar. Se alguem vai ou fica eh um problema. Mas, pior sou eu ,que estou paralizada e irritada. Vou ou fico? Por que ir-ri- ta- da? Algo esta fora do lugar. Sera eu que engasguei na mesma fotografia? Estou arrotando a comida do ano passado? Sera que ja nao sei? Parei? O mundo ao redor nao anda porque? Sou eu que estagnei?
Oro para esquecer. Choro so de lembrar o que poderia ser. Entretanto importa o que seria? Ou o que eh? E de onde vem as verdades intrinsecas de alma? No agora a eternidade?
O mar salgado banha minhas duvidas. Algo eh certo: sou eu mesma minha melhor companhia. Antes so que mal amada. Antes comigo que mal acompanhada. Esta certo: quanto mais dentro de mim mais perto de D'us.
Um dia, anos atras, pedi a D’us para ser feliz e casar e ter mais filhos. Concretizei em letras o pedido, em um papel em cima de uma pedra de mais de 3000 anos. Chorei. Ja nem sabia o porque das lagrimas. Uma forca de muro, de Israel ,da casa de Hashen. Que brincadeira eh essa: quanto mais o tempo passa mais me entrego nos bracos da introspeccao? Pedi um caminho tao longo de chegar? Sera que fico irritada porque insisto em reler o mesmo livro? Ate quando a indecisao vai me lamber a alma? Hoje pintei so um olho doMestre Daruma. Presente de filha. Ela diz: “Mas, so um olho de cada vez. Nao esquece.”. So um desejo por vez. Ai! Se o preto da bisnaga seguisse no pincel eu pintaria muitos olhos. Todavia, a tinta secou. Essa noite nao sonho. Decido: Farei certo. Pintarei o outro olho quando esse pedido, sonho; verdade de futuro, for realizado. E se nao for? Sera ou um Daruma caolho em cima da cabeceira.
Persisto, jejuo e penso: sera que estou impedindo que o liquido corra? Que o Universo flua?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Sonhando acordada

" Quem olha pra fora sonha. Quem olha pra dentro acorda." Jung

Quantos ais para esse caminho de mao dupla. Acordo sonhando e sonho acordando. Olho pra dentro e para fora concomitantemente. Sera isso enlouquecer? Sera isso viver em 360 graus in-out= dentro de mim com visao para o mundo? Por que olho pra dentro alem de mim ? Intro-spect-acao. Que bom esse recolhimento necessario para clarear a visao. Vi e sao. Sonho acordada um girassol no meu jardim. Se durmo? Ah! Isso ja eh um outro assunto.

Respiracao

“ As religioes sao inumeras seitas,
Todas ainda seguindo apenas dois caminhos:
Um deles o leva ate o conhecimento
E o outro ao amor
Atingindo a meta,
Um descobre com surpreza
Que nao existe conhecimento
Sem amor;
Que na verdade, amor eh conhecimento
E a passage secreta
Para chegar ate ambos eh:
A respiracao”
Frederick Leboyer/ The art of breathing


Respirar eh re-nascer a cada dia. Respirar eh vi-ver. Pra que entender com palavras o que pode ser entendido respirando? Os bebes respiram antes de falar, e falam antes de escrever. Ceus, porque esse gosto que tenho pelas palavras? Temo: o que sera de mim sem as letras? Gosto de todas elas e de ve-las em varias posicoes. Gosto das palavras casando, tendo filhos. Familias de palavras. Ai que se o amor tambem fosse saber dar e trocar palavras com o outro! Quais sao as sentencas corretas? Nao sei. E se nao sei, respiro para saber. E se sei, respiro e comunico. Porque, se sei e logo escrevo, sem consciencia da respiracao, o resultado eh arrependimento . Tem que ter intencao. Alem de saber o que se quer: tem a hora certa de expressar a intencao, objetivo ou acao. Tem que haver respiracao consciente. O objetivo da respiracao consciente eh o movimento de energia. Esse movimento pode ser experimentado de varias maneiras: sensoes, adormecimento,vibracoes e finalmente como nascimento de movimentos reais e verdadeiros nascidos de cada um, de dentro pra fora. Acompanham o movimento da respiracao , emocoes como chorar, rir, se desligar. Se vc tiver medo de sentir, um dos modos mais eficazes de ficar longe do sentimento eh controlar sua respiracao. Pare de respirar alguns segundos ,ate minutos. Otimo para nao sentir. Eu quero sentir! Res-pirando, vou me trans-formando. Podemos mudar a essencia dos nossos padroes nos direcionando para bons sentimentos, pensamentos direcionados para um caminho reto. Quando cada sentimento e atitude positiva circulam pelo nosso organismo; passeando em nossos orgaos e pele atraves da respiracao das celulas; nossas energias fisicas e quimicas sao renovadas e equilibradas. Um relaxante feito do ato de respirar proporciona uma energia dinamica fluindo pelo corpo. Esses fluxos de energia sao fusoes do espirito e materia.
Materia sem espirito nao tem sentido, penso eu. O maior dos orgasmos eh o sagrado Acontece entre enlaces de almas feitas de materia e espirito.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Misterio

" Eis que vos digo um misterio: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da ultima trombeta. A trombeta soara, os mortos ressuscitarao incorruptiveis, e nos seremos transformados. Porque eh necessario que o corpo corruptivel se revista da incorruptibilidadde, e que o corpo mortal se revista da imortalidade" Corintios

Essa noite nao dormirei. Em vigilia e jejum ouvirei as trombetas. A orquestra do universo faz musica sem tocar.
Na madrugada viverei alem dos sonhos. Pela manha esquentarei o peito com os primeiros raios de sol.
Ai que vazio, que nada florido! Tudo tao cheio de espaco e cor. As verdades ocupam as frestas e eu res-piro. Ins-piro. Vivo e morro a cada dia.

Mario Quintana

Das ideias

"Qualquer ideia que te agrade
Por isso mesmo... eh tua
O autor nada mais fez que vestir a verdade
Que dentro em ti se achava inteiramente nua"

Das utopias

"Se as coisas sao inatingiveis...ora!
Nao eh motivo para nao quere-las...
Que triste os caminhos, se nao fora
A magica presenca das estrelas!"

Da sabedoria dos livros

"Nao pense em compreender a vida nos autores
Nenhum disso eh capaz
Mas, a medida que vivendo fores,
Melhor os compreenderas"

Da velha historia

"A historia de Pia e Pio
Deste modo se passou:
Tanto ele a perseguiu
Que ela um dia o apanhou..."

Fe a luz de Erich Fromm

“ A fe irracional eh a aceitacao de algo como verdadeiro so porque uma autoridade ou a maioria assim o declaram, a fe racional implanta-se em uma conviccao independente baseada na observacao e pensamento produtivos da propria pessoa.”

A fe cega nao precisa de provas, entretanto a fe que acredito eh baseada em evidencias. O amor nao se prova. Entretanto transborda em evidentes acoes decorrentes do sentimento que esta sendo experenciado.
Tenho fe em D'us. Fe, no amor.

Dia-a-dia

“Cuidado com seus pensamentos
Eles viram palavras
Cuidado com suas palavras
Elas viram acoes
Cuidado com suas acoes
Elas viram habito
Cuidado com seus habitos
Eles viram sua personalidade
E sua personalidade vira voce.”

“Tudo o que vc deseja- toda alegria, o amor, a abundancia,a prosperidade, bem aventuranca- esta ali pronto para vc pegar. Voce precisa ter fome disso.Precisa ter intencao. E quando vc agir intencionalmente e desejar com ardor, o Universo lhe entregara cada coisa que desejou.”


Atraimos o que pensamos? Queremos o que falamos? Viver a verdade de cada momento eh a chave. Estar acordado para o caminho reto eh o objetivo.
As unhas estao tao descascadas quanto os pensamentos. Quero um pensamento sem tinta ou colorante. Almejo o amor na cor natural das coisas. Sem esforco. Com dedicacao.
Correr, comer bem, banhar-se em espuma e ervas: de mim pra mim. Me cuido. Se cuida. Ai ! Esse tal de carinho que falta. Ai! Se as duvidas viessem uma de cada vez. Por que pensar no que nao esta? Seria melhor pensar no que esta?
Re-nascer, re-significar, re-ver. Dar oportunidade ao novo. Denovo e sempre. Um dia nunca eh igual ao outro. Ai se Heraclito nesse momento com os pes no rio estivesse. Seria um eterno correr de aguas ensolaradas por essas bandas.
Caminho re-fazendo o passo . Atraio o momento seguinte. Colho o que plantei.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Mulheres: fim do abuso?


"Das utopias

Se as coisas sao inatingiveis... ora!

Nao eh motivo para nao quere-las...

Que tristes caminhos, se nao fora

A magica presenca das estrelas"

"Nao penses compreender a vida nos autores

Nenhum disso eh capaz.

Mas a medida que vivendo fores,

Melhor o compreenderas"


Mario Quintana


Ler para escrever. Escrever para entender. Um mar de lembrancas doi e fortalece. Vida e dor. Hoje ouvi que nos, mulheres abusadas, somos mais que vitimas. Somos sobreviventes. Impossivel foi nao escrever pensamentos sentidos durante o dia.
Hoje, descolore uma manha de chuva imaginaria vinda do coracao. Triste e nostalgico, verde e azul, esse dia. Que eu possa vomitar triangulos e losangulos. Que o mundo possa cuspir o odio das injusticas cotidianas. Que as vitimas se transformem em sobreviventes. Hoje e sempre!! Vitimas nao!!! Sobreviventes!!!!!
Ontem pena de mim, de ti. Hoje compaixao por todas que sabem a dor de um abuso, de uma violencia. Que minhas maos sejam fortes o suficiente para abarcar as mulheres chorosas que caminham com coroa de espinhos, pesando toneladas em seus pensamentos. Desejo alimentar com meu leite as femeas aliviando seus sofrimentos . Que ter sexo feminino nao seja uma dor de ser mulher-menina-humana fragil. Filhas e maes. Choro: por mim, por voces, por elas. Caiem todas as lagrimas de revolta inundando assim a cidade dos homens. Nao todos homens iguais. Entretanto que os abrutres que andam dentro das casas tenham fim. Que os carrascos morram afogados em lama de magoas.
Uma multidao de mulheres caminham unidas e atravessam o rio deixando a escravidao para tras. Pra sempre? Ainda nao acabou: necessario ficar anos andando no deserto. Buscando, aprendendo a nao ser escrava. Que acabe a confusao e a submissao. As pragas invadiram as cidades e acobertaram a fuga das escravas. Mulheres, meninas, velhas. Escravidao: nunca mais.
Chorem, seu mar vermelho, queridas companheiras. Chorem, que vou caminhar sobre o sangue turvo ao lado de voces. Seguirei gritando ao mundo um surdo som de dor para que todos se lembrem da dor das mulheres. Que re-lembrem os carrascos torturadores e as criancas violadas. Re-significando a escuridao e a noite vindoura depois do oceano.
Uma terra prometida de amor esta proxima. Existe terreno fertil vindouro Uma afirmativa: so o verdadeiro amor salva.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Morre o Mestre Augusto Boal

Esse fim de semana perdi meu pai artistico. Choro a morte de um mestre, companheiro e cidadao chamado Augusto Boal.
Ontem foi o crematorio. Ainda sua imagem imobilizada entre flores na minha memoria. Entretanto pra sempre na minha vida a memoria do que com ele aprendi.
Um dia, uns 10 anos atras, ouvi uma entrevisa do Boal na tv cultura. Ele falava de arte, de educacao, de politica. Ele falava que todos eramos artistas. Falei pra mim mesma: vou trabalhar com ele. E, entao, um projeto na prefeitura de Sao Paulo. Agentes Culturais. Convivencia com Boal, Barbara e Helen. E virei multiplicadora. E Boal perguntou-me em um dos primeiros encontros: “o que vc faz?”. E eu repondi um milhao de pensamento e ideias que eu queria fazer. Ele: Nao perguntei o que vc esta pensando, mas o que esta fazendo. Ai foi minha primeira licao.
Sempre tive o desejo de ser dirigida no palco por ele. Mas, fui e varias vezes! Ate em NY com a demonstracao de arco iris do desejo. Que privilegio esses anos de convivencia com Boal!
Frases do Boal inesqueciveis. Note:apenas algumas entre tantas.
“Nao importa o tamanho do passo , mas a direcao da caminhada”
“Cidadao nao eh aquele que vive em sociedade, mas aquele que a transforma”
“Admiro muito os artistas que dedicam sua vida a arte, mas admiro muito mais aqueles que dedicam sua arte a vida.”
“Todos somos atores no palco de nossas vidas”
A generosidade, a genialidade e o impeto de guerreiro deste mestre sao contagiantes. Uma alegria poder ter trabalhado e convivido com tao admiravel ser humano. Ele tao grande quanto Brecht e Stanislavsky.
O espectador ativo eh uma pratica revolucionaria. Olhar, analizar e agir. Saimos de nossas cadeiras de espectadores pacificos, que nos transforma em massa de manobra, e partimos para a acao, pensada, avaliada. A acao consciente. Ensaiamos o possivel futuro e maieuticamente dialogamos . A arte como ferramenta para a transformacao social: esse eh o lema. Todas relacoes politicas interessam. E o que e a politica? E uma "relacao politica"? Entendo a politica como habilidade para alcancar objetivos atraves das relacoes humanas. Uma estoria de marido e mulher eh politica? Sim eh. Somos politicos e nao partidarios. Ativistas muito mais que militantes.
A preocupacao maior eh a transformacao social. A desmecanizacao fisica, emocional e mental. As criancas nascem com todos os sentidos agucados. Porque sao desalfabetizadas esteticamente? Queremos que a alfabetizacao estetica seja tao importante quanto a escrita. Tenho como curinga curiosidade de saber o que o publico pensa. Aprendo ensinando e ensino aprendendo. Quero dialogar atraves do teatro. O teatro eh para alem do espetaculo, eh uma maneira de viver. Isso aprendi com o Teatro do Oprimido. Ativista Teatral me considero. E isso nao me impede de gostar de ver Antunes Filho ou Royal Shakspeare Company. Sou amante eterna do teatro. A unica difrenca que alem de atuar no palco gosto de proporcionar que pessoas se sintam protagonistas de suas proprias vidas. Tenho prazer de descobrir o gosto estetico, a imaginacao, as possibilidades criativas de todos os grupos com os quais trabalho.
O Teatro do Oprimido perdeu seu pai, mas que bom que esse homem deixou tantos filhos. A luta continua!
Esse mes havera comemoracao da luta antimanicomial. Estamos presentes. Dialogando. Oferecendo o teatro como arma estetica, etica e solidaria.
Do Bras ao Bronx , la vamos nos. Do “actors studio” ao grupo da periferia do cafundo. Do living theatre ao grupo de teatro do Caps.Todos os mesmos, em essencia. Transitei por todos os meios e decido: teatro eh minha luta. Ser cidada uma meta. Viver eh uma arte.
Grata querido mestre Augusto Boal
Grata a todos os curingas do CTO
Grata aos parceiros de trabalho e luta
Grata a todos os grupos e multiplicadores de TO espalhados por esse mundo de meu D'us
Grata, pois gracas a vcs o caminho continua
Acredito em um mundo melhor
O teatro eh nossa ferramenta de trabalho
Somos argila modeladas por nossas proprias maos
Nosso desenho eh em conjunto
Nossa direcao teatral eh a pergunta
Que todos possam parir respostas esteticas e eticas
Que o teatro seja e continue sendo alem do espetaculo
Que seja nossa maneira de viver!


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dona Ivete



Dona Ivete fala meio espanhol ,meio brasileiro. Eh assim: escreveu nao leu o pau comeu. Mulher da pele morena e olhar agucado. Ela eh repleta de palavras sem mesuras que cativam. Bondosa Dona Ivete. Na cozinha faz muitos cafes. Parece sempre sair forte o liquido preto que sai do coador . Entretanto, a mulher sempre adiciona agua quente para consertar.
Morou no Uruguai muito tempo. E em varios estados do Brasil. Experiencia de vida: Tem. A cada dia que a encontro na cozinha , ela me presenteia com uma nova historia. Ela habla sem parar. E eu que pensava que eu era de muito falar! Ela me diz, sem hesitar :
-Antes nao ia muito com tua cara. Mas, depois gostei de voce! Eh bom gente simples assim. Isso que te conto nao conto pra todo mundo. Com voce eh diferente. Me sinto a vontade com voce.
Macumba foi o plot daquela tarde.
-Sabe que de macumba nao duvido ,diz Ivete. Uma vez: Morava com meu marido no Rio de Janeiro e la a gente tinha uma casa. De quintal grande. Muitas plantas! Ai como eu gosto de plantas! Ja tive muitas casas. Tenho ate uma no Uruguai. Mas …Teve um dia que uma coisa de macumba aconteceu. Morava com meu marido e daquela vez fazia um tempo de muita chuva. Tanta chuva que ate gastei todas minhas calcinhas. Num dava pra lava. Tudo sujo mesmo. Ai, usei umas nova que eu tinha guardadado pra ir no medico. Eh minha filha, porque, pra ir no medico nao da pra ir de qualquer jeito. Pelo menos, eu nao gosto. (Ve-se, atraves da luz que ilumina sua blusa, que seu sutia eh de bolinhas verdes, alias muito bonito. Ela se cuida.)
Continua discursando sobre as calcinhas:
-Quando lavo as calcinha coloco tudo organizadinho no varal. Eh porque eu sou assim, gosto de tudo organizadinho , nao sei se eh defeito ou qualidade. Deve ser de familia, assim de criacao. Bem, eu coloquei as calcinha todas junta no varal daquela vez . E no outro dia, Bau-Bau. Tinha sumido a calcinha preta, a vermelha e uma beijinha. Achei que alguem tinha roubado. Mas, uma mulher me disse que aquilo era macumba. Ela disse que em tres dias as calcinhas iam comecar a aparecer. No primeiro dia, a vermelha embrulhada em papel preto, a preta em papel vermelho e a beijinha em papel dourado. Menina! Dito e feito! Nao sei como.
Assustei e perguntei :
-O que?! Em tres dias comecaram a aparecer as calcinhas na sua porta?
Ela continua:
-Sim! E a mulher me disse pra quando eu encontrasse as calcinha era pra eu colocar mel nelas , ferver e usar. Mas que nada! Coloquei fogo em tudo. Tive medo, ne? Imagina so. Mas dito e feito: separei do meu marido nao demorou nem tres meses. A gente pensa que eh o destino. Mas sabe-se la.
Ela faz ar de misterio e prossegue:
- Uma outra vez meu irmao era casado com uma puta. Puta mesmo, de eu ver ela dando pros caras no meio do mato. Coitado do meu irmao. E ai, a mulher disse que era macumba .Falou que a gente tinha que ir ate o cemiterio e perto da entrada , onde tem a cruz, a gente tinha que cavar ate achar um barbante enterrado. Vc acredita que ela tirou a medida do pau dele e cortou um barbante do mesmo tamanho e enterrou no cemiterio? Diz que quando o barbante sumisse e se dissolvesse na terra, nunca mais que ia ter jeito. A gente cavou e cavou. O coveiro veio ate reclamar. Mas, a gente continuou cavando e …nao eh que eu achei! Achei um pedaco de barbante, assim oh, (mostra um tamanho pequeno. ) A terra ja tinha comido um pedacao do barbante.
Ela olha com firmeza deixando o ambiente se encher de curiosidade e desespero.
O cheiro de café fresco esta em toda a cozinha. Ela lavando a louca da continuidade a fala :
-Tem cada coisa que ate D’us duvida. Pra mim trabalho pra amarrar homem eh coisa de mulher incopetente. Eu sou muito competente. Menina, nessa epoca dei uma facada no meu marido . Na virilha. Era pra ser nos bagos. Na verdade era para ser em qualquer lugar, de raiva que eu tava.Mas, ele segurou meu braco e eu fui caindo assim , indo pra baixo ate que eu derrubei a faca e peguei com a outra mao livre. Entao, dei uma facada nele, bem na virilha. Depois, levei ele para o hospital. Ele falou pro medico que tinha machucado no trabalho. Mas, eu disse pro medico,: “que nada fui eu mesma quem dei a facada nele”. O medico disse: “bem entao tem que fazer BO”. E o marido diz: “Nao , nao precisa de BO nao!” Ivete se exalta e diz que se for pra nao ter BO que ela como agressora o faria.
Dona Ivete prossegue:
-A moral da historia eh que fiquei casada 13 anos com um marido e depois conheci um Uruguaio muito bom e fiquei treze anos com ele. E no mesmo mes de outubro os dois casamento acabou.Eh tem coisa estranha que acontece na vida da gente. Qual eh o seu signo?
Eu respondi:
-Leao com ascendente em cancer. Nunca fiz o mapa. Mas,por algum motivo acredito em astrologia.
Ela se espanta que nunca fiz mapa astral:
-Precisa fazer seu mapa. Vai ver! Coisa de louco. Eu acredito nos Astros. Sabe eu nao gosto de estuda nao. Nunca estudei e nao me arrependo. Nao me arrependo de nada que eu fiz. Mas, se eu pudesse . Sabe o que eu ia ficar fazendo? Estudando os Astros, as estrelas do ceu! Assim de telescopio. Imagina que maravilha…
-
E eu, professora, pensei:Que coisa! Que dia! Tanto que aprender que eu tenho . E ela que nem faculdade, porem sabedoria tinha.
Dona Ivete da o conselho:
-Estudar eh na vida, menina.
Ela sorri. E me chama de muchacha. Eu gosto do jeito que ela olha. Firmeza e verdade. Ela, a mulher que lembra minha adorada tia. Que forca imensa. Uma mulher que parece uma india. Que nao se diz da igreja, porem trabalha na liga das senhoras catolicas. E reclama. Nao tem papas na lingua. E quer voltar para o Uruguai. La em outro pais sim, la ela tem amigos.
Gosto de gostar da quase mae, quase tia: Dona Ivete a mulher que conheci um dia.